Conteudo Prefeitura de Itumbiara


VOLTAR



PROVAS DE CONHECIMENTOS GERAIS:

NÍVEL SUPERIOR


Língua Portuguesa

1. LEITURA - Capacidade de compreensão e interpretação:
a) Pressupostos e subentendidos
b) Relações lógicas no texto: a coerência:
· Hierarquia das idéias: idéia central e idéias periféricas.
· O ponto de vista: a argumentação.
· Tipos de discurso.
· Intertextualidade.
· Gêneros textuais (editorial, conto, crônica, carta de leitor, entre outros).
· Vocabulário: sinonímia e antonímia.
· Linguagens: denotativa e conotativa.
· Funções e usos da linguagem.
c) Relações formais no texto: a coesão:
· Recursos lingüísticos: o parágrafo, a pontuação, as conjunções, os pronomes.
· Relações entre elementos que constituem a coesão.
· Informações implícitas: pressupostos e subentendidos.


2. CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS:


· Morfossintaxe: relações e funções sintáticas.
· Variedade lingüística.


Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica do Estado de Goiás e do Brasil


1. Formação econômica de Goiás: a mineração no século XVIII, a agropecuária nos séculos XIX e XX, a estrada de ferro e a modernização da economia goiana, as transformações econômicas com a construção de Goiânia e Brasília, industrialização, infra-estrutura e planejamento.
2. Modernização da agricultura e urbanização do território goiano.
3. População goiana: povoamento, movimentos migratórios e densidade demográfica.
4. Economia goiana: industrialização e infra-estrutura de transportes e comunicação.
5. As regiões goianas e as desigualdades regionais.
6. Aspectos físicos do território goiano: vegetação, hidrografia, clima e relevo.
7. Aspectos da história política de Goiás: A independência em Goiás, o Coronelismo na República Velha, as oligarquias, a Revolução de 1930, a administração política de 1930 até os dias atuais.
8. Aspectos da História Social de Goiás: o povoamento branco, os grupos indígenas, a escravidão e cultura negra, os movimentos sociais no campo e a cultura popular.
9. Atualidades econômicas, políticas e sociais do Brasil, especialmente do Estado de Goiás.
Informática


1. EVOLUÇÃO, FUNDAMENTOS DA INFORMÁTICA E DE SISTEMAS INFORMATIZADOS - Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias. Organização da informação e de Sistemas Informatizados. Ferramentas e aplicação de informática.


2. EDITOR DE TEXTOS MICROSOFT OFFICE 2000/2003 E OPENOFFICE (BROFFICE) - Conceitos e operações básicas. Estrutura básica dos documentos. Operações com arquivos. Modelos. Edição e formatação de textos. Cabeçalhos e rodapé. Parágrafos. Fontes. Colunas. Marcadores simbólicos e numéricos. Tabelas. Configuração de páginas e impressão. Ortografia e gramática. Controle de quebras. Numeração de páginas. Legendas. Índices. Inserção de objetos. Desenhos e imagens. Uso da barra de ferramentas, régua, janelas, atalhos e menus. Proteção de documentos.


3. PLANILHA ELETRÔNICA MICROSOFT OFFICE 2000/2003 E OPENOFFICE (BROFFICE) - conceitos e operações básicas; estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas e funções, impressão, inserção de objetos, controle de quebras, numeração de páginas, classificação, uso da barra de ferramentas, atalhos e menus.


4. INTERNET - Navegação na Internet. Conceitos básicos (hyperlink, URL, portais, segurança etc.). Utilização dos principais navegadores. Serviços básicos de download de arquivos. Envio e recebimento de correio eletrônico etc. Utilização de mecanismos de busca (Google, Yahoo etc.).


5. SEGURANÇA - Vírus eletrônico, spywares, adwares e trojans. Cuidados e prevenção: antivírus e antispywares etc.


6. HARDWARE - Conceitos, componentes e periféricos



PROVAS DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:


CARGO: Fiscal de Tributos


Contabilidade Pública


Conceitos, Campo de Aplicação, Ano Financeiro: período adicional e exercício financeiro; Regimes Contábeis; As Variações Patrimoniais, Receita Pública; Despesa Pública; Restos a Pagar; Dívida Pública; Regime de Adiantamento; Patrimônio Público; Balanços. Tomadas e Prestações de Contas; Controle Interno e Externo; Lei Complementar nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal. Orçamento Público: Conceito; Princípios; Créditos Orçamentários e Adicionais; Classificações Institucional e Funcional Programática.


Administração Pública


Poderes administrativos - atos administrativos - contratos administrativos - serviços públicos - servidores públicos - responsabilidade civil da administração - controle da administração - regime jurídico administrativo - serviços públicos - poder de polícia - atos administrativos - contrato administrativo - licitação - administração indireta - órgãos públicos - servidores públicos - processo administrativo - bens públicos - controle da administração pública - improbidade administrativa - Lei de Responsabilidade Fiscal.


Contabilidade Geral


Conceito; Princípios contábeis; Contas: conceito, função, funcionamento, teoria das contas, classificação das contas; Plano de Contas: conceito, finalidades, características, planificação contábil; Escrituração: objeto, classificação, disposições legais, livros de escrituração, formalidades na escrituração contábil; Lançamento: conceito, critérios para debitar e creditar, fórmulas de lançamento, retificação de lançamentos, documentos contábeis; Balancete de Verificação: conceitos, tipos de balancetes, periodicidade; Apuração do Resultado do Exercício: períodos contábeis, regimes de apuração do resultado, lançamentos de ajustes; Avaliação de Investimentos: conceito, critérios, método de equivalência patrimonial; Correção Monetária: conceito, obrigatoriedade, métodos, elementos a corrigir, contabilização da conta resultado da correção monetária; Demonstrações Contábeis: conceito, periodicidade, obrigatoriedade, balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, demonstração de mutações do patrimônio líquido, demonstração de origens e aplicações de recursos.





NÍVEL MÉDIO


PROVAS DE CONHECIMENTOS GERAIS:


Língua Portuguesa


1. LEITURA - capacidade de compreensão e interpretação de diversos gêneros textuais: linguagem verbal e não-verbal (jornais, revistas, fotografias, esculturas, músicas, charges, quadrinhos, poemas, placas de rua, propagandas, entre outras).
a) Relações lógicas no texto: a coerência.
· hierarquia das idéias: idéia central e idéias periféricas;
· intertextualidade;
· o ponto de vista: a argumentação;
· tipos de discurso: discurso direto, discurso indireto e indireto livre;
· funções e usos da linguagem;
· linguagens: denotativa e conotativa;
· vocabulário: sinonímia e antonímia.
b) Relações formais no texto: a coesão.
· recursos lingüísticos que constituem a coesão: o parágrafo, a pontuação, as conjunções, os pronomes, entre outros.
· Informações implícitas: pressupostos e subentendidos.


2. CONHECIMENTOS LINGÜÍSTICOS


· diferentes possibilidades de comunicação (variedade lingüística: língua padrão x outras variantes);
· ortografia e acentuação gráfica;
· morfossintaxe: relações e funções sintáticas.


Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica do Estado de Goiás e do Brasil


1. Formação econômica do Brasil e de Goiás: ciclos econômicos, processo de ocupação territorial e planejamento.
2. População brasileira e goiana: povoamento, movimentos migratórios e densidade demográfica.
3. Industrialização, modernização da agricultura e urbanização no Brasil e em Goiás.
4. Economia goiana: atividades econômicas e infra - estrutura de transportes e comunicação.
5. As regiões goianas e as desigualdades regionais.
6. Aspectos físicos do território goiano: vegetação, hidrografia, clima e relevo.
7. Aspectos da história política de Goiás: A independência em Goiás, o Coronelismo na República Velha, as oligarquias, a Revolução de 1930, a administração política de 1930 até os dias atuais.
8. Aspectos da História Social de Goiás: o povoamento branco, os grupos indígenas, a escravidão e cultura negra, os movimentos sociais no campo e a cultura popular.
9. Atualidades econômicas, políticas e sociais do Brasil, especialmente do Estado de Goiás.


Matemática


1. Conjuntos: relações; operações; conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, reais e complexos; aplicações.
2. Estudo das funções - conceito, gráficos, funções polinomiais de 1° e de 2° graus, função modular, função exponencial, função logarítmica, funções trigonométricas; equações e sistemas de equações de 1° e de 2° graus; aplicações.
3. Geometria euclidiana plana - figuras geométricas planas: retas, ângulos, polígonos, circunferência, círculo; relações métricas nos polígonos regulares; comprimento e área.
4. Geometria espacial - retas e planos, paralelismo, perpendicularismo, ângulos diédricos e poliédricos; poliedros, poliedros de Platão e poliedros regulares, fórmula de Euler; prismas, pirâmides, cilindros, cones, cálculo de áreas e volumes; semelhança de figuras planas e espaciais; razão entre comprimento, áreas e volumes.
5. Trigonometria - relações trigonométricas; adição e subtração de arcos; equações trigonométricas; resolução de triângulos - lei dos senos e dos co­senos e relações métricas nos triângulos; funções trigonométricas; aplicações.
6. Seqüências numéricas - conceitos e operações; casos particulares: progressões aritméticas e geométricas; aplicações.
7. Sistemas de equações lineares - matrizes: classificação, operações e inversão de matrizes; determinantes; resolução e discussão de sistemas lineares; aplicações.
8. Polinômios - operações; fatoração, raízes reais e complexas, relações entre raízes e coeficientes; equações algébricas.
9. Análise combinatória - princípio fundamental de contagem e aplicações.
10. Noções de probabilidade - probabilidade de um evento; interseção e reunião de eventos; probabilidade condicional; aplicações.
11. Noções de estatística - distribuição de freqüência, histograma, médias, mediana, moda, desvio médio e desvio padrão.
12. Geometria Analítica - representação analítica de lugares geométricos: reta, circunferência, elipse, hipérbole e parábola; distância entre pontos, distância entre ponto e reta, perpendicularismo, paralelismo; áreas; aplicações.
Informática


1. EVOLUÇÃO, FUNDAMENTOS DA INFORMÁTICA E DE SISTEMAS INFORMATIZADOS - Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias. Organização da informação e de Sistemas Informatizados. Ferramentas e aplicação de informática.
2. EDITOR DE TEXTOS MICROSOFT OFFICE 2000/2003 E OPENOFFICE (BROFFICE) - Conceitos e operações básicas. Estrutura básica dos documentos. Operações com arquivos. Modelos. Edição e formatação de textos. Cabeçalhos e rodapé. Parágrafos. Fontes. Colunas. Marcadores simbólicos e numéricos. Tabelas. Configuração de páginas e impressão. Ortografia e gramática. Controle de quebras. Numeração de páginas. Legendas. Índices. Inserção de objetos. Desenhos e imagens. Uso da barra de ferramentas, régua, janelas, atalhos e menus. Proteção de documentos.
3. PLANILHA ELETRÔNICA MICROSOFT OFFICE 2000/2003 E OPENOFFICE (BROFFICE) - conceitos e operações básicas; estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas e funções, impressão, inserção de objetos, controle de quebras, numeração de páginas, classificação, uso da barra de ferramentas, atalhos e menus.
4. INTERNET - Navegação na Internet. Conceitos básicos (hyperlink, URL, portais, segurança etc.). Utilização dos principais navegadores. Serviços básicos de download de arquivos. Envio e recebimento de correio eletrônico etc. Utilização de mecanismos de busca (Google, Yahoo etc.).
5. SEGURANÇA - Vírus eletrônico, spywares, adwares e trojans. Cuidados e prevenção: antivírus e antispywares etc.
6. HARDWARE - Conceitos, componentes e periféricos.



CARGO: Auxiliar Administrativo


Administração
· Noções básicas de administração pública
· Ética no serviço público
· Técnicas de qualidade no atendimento público
· Trabalho em equipe
· Noções básicas de segurança no trabalho
· Relacionamento interpessoal



CARGO: Técnico em Informática


Evolução, Fundamentos da Informática e de Sistemas Informatizados
Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias. Organização da informação e de Sistemas Informatizados. Ferramentas e aplicação de informática. Editores de Textos e Planilhas Eletrônicas da família Microsoft Office e OpenOffice (BrOffice)
Segurança
Fundamentos de segurança da informação. Vírus eletrônico, spywares, adwares e trojans. Cuidados e prevenção: antivírus e antispywares etc. VPN. Firewall. Proxy.
Sistemas Operacionais Linux e Microsoft Windows 95/98/ME/2000/XP
Conceitos. Instalação e configuração. Instalação e execução de programas, aplicativos e acessórios. Conceitos de pastas, diretórios, arquivos e atalhos. Uso dos recursos de rede. Área de trabalho. Configuração de ambiente gráfico. Manipulação de arquivos e pastas / diretórios.
Redes Locais
Noções, conceitos e configurações básicas. Elementos de Teleprocessamento. Cabos (metálicos e ópticos) e conectores de redes de computadores. Componentes de redes de computadores: Hubs, Switches, Repetidores e Roteadores.
Internet
Navegação na Internet. Conceitos básicos (hyperlink, URL, portais, segurança etc.). Utilização dos principais navegadores. Serviços básicos de download de arquivos. Envio e recebimento de correio eletrônico etc. Utilização de mecanismos de busca (Google, Yahoo etc.).
Manutenção de Computadores
Noções, conceitos Básicos. Avaliação de periféricos. Montagem e configuração de Hardware e periféricos. Instalação e configuração de periféricos/adaptadores. Conhecimentos básicos de Organização e Arquitetura de computadores. Criação e recuperação de Backup/cópias de segurança. Instalação de Sistemas Operacionais



CARGO: Motorista Hospitalar


Código Nacional de Trânsito
· Da sinalização de trânsito;
· Das infrações;
· Da habilitação;
· Da segurança do veículo;
· Das penalidades;
· Das normas gerais de Circulação e Conduta.



CARGOS: Recepcionista e Auxiliar Administrativo
Administração


· Noções básicas de administração pública
· Ética no serviço público
· Técnicas de qualidade no atendimento público
· Trabalho em equipe
· Noções básicas de segurança no trabalho
· Relacionamento interpessoal



CARGO: Fiscal de Vigilância Sanitária


1. História da Vigilância Sanitária no Brasil.
2. Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.
3. Conceito e caracterização do risco sanitário.
4. Inspeção. Aspectos gerais, finalidade, etapas para realização de inspeção. Tipos de inspeção.
5. Programas do Ministério da Saúde: DST/AIDS; Combate a Dengue e Programa Nacional de Imunização (PNI).



Auxiliar de CMEI'S e Auxiliar de Secretaria



Administração
· Noções básicas de administração pública
· Ética no serviço público
· Técnicas de qualidade no atendimento público
· Trabalho em equipe
· Noções básicas de segurança no trabalho
· Relacionamento interpessoal



CARGO: Motorista


Código Nacional de Trânsito
· Da sinalização de trânsito;
· Das infrações;
· Da habilitação;
· Da segurança do veículo;
· Das penalidades;
· Das normas gerais de Circulação e Conduta



VOLTAR