Conteudo PM SP

VOLTAR

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Interpretação de texto. 2. Pontuação. 3. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. 4. Vozes verbais: ativa e passiva. 5. Colocação pronominal. 6. Concordância verbal e nominal. 7. Regência verbal e nominal. 8. Crase. 9. Sinônimos, antônimos e parônimos. 10. Sentido próprio e figurado das palavras.
MATEMATICA

1. Números inteiros: operações e propriedades. 2. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. 3. Mínimo múltiplo comum. 4. Razão e proporção. 5. Porcentagem. 6. Regra de três simples. 7. Média aritmética simples. 8. Equação do 1º grau. 9. Sistema de equações do 1º grau. 10. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. 11. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. 12. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, teorema de Pitágoras. 13. Raciocínio lógico. 14. Resolução de situações-problema.
HISTÓRIA GERAL

1. Primeira Guerra Mundial.2. O nazi-fascismo e a Segunda Guerra Mundial. 3. A Guerra Fria.
4. Globalização e as políticas neoliberais. HISTÓRIA DO BRASIL 1. A Revolução de 1930 e a Era Vargas. 2. As Constituições Republicanas. 3. A estrutura política e os movimentos sociais no período militar. 4. A abertura política e a redemocratização do Brasil.
GEOGRAFIA

Geografia Geral 1. A nova ordem mundial, o espaço geopolítico e a globalização. 2. Os principais problemas ambientais. Geografia do Brasil 1. A natureza brasileira (relevo, hidrografia, clima e vegetação) 2. A população: crescimento, distribuição, estrutura e movimentos. 3. As atividades econômicas: industrialização e urbanização, fontes de energia e agropecuária. 4. Os impactos ambientais.
ATUALIDADES

Fatos relevantes divulgados a partir do primeiro semestre de 2008, publicados em periódicos, internet, imprensa e mídia em geral.