Conteudo SEDS MG

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia / Pontuação. Processo de Formação de Palavras. Emprego das Classes de Palavras. Sintaxe de Concordância, Regência e Colocação. Estrutura do Período e da Oração. Variação lingüística: modalidades do uso da língua e adequação lingüística. Tópicos de língua portuguesa padrão.
NOÇÕES DE DIREITO E GESTÃO PÚBLICA

Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1.988; Título II: Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Capítulo I: Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Capítulo II: Dos Direitos Sociais; Capítulo III: Da Nacionalidade; Título III: Da Organização do Estado; Capítulo I: Da Organização Político-Administrativa; Capítulo VII: Da Administração Pública; Seção I: Disposições Gerais; Seção II: Dos Servidores Públicos; Título VIII: Da Ordem Social; Capítulo I: Disposição Geral; Capítulo II: Da Seguridade Social; Capítulo III: Da Educação, da Cultura e do Desporto; Capítulo VII: Da Família, da Criança, do Adolescente e do Idoso; Direito da Criança e do Adolescente.
Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1.990.
Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais, Lei n° 869, de 05 de julho de 1.952 e suas alterações posteriores.
Lei Federal n° 11.466 de 28 de março de 2007, que prevê como falta disciplinar grave do preso e crime do agente público a utilização de celular.
Lei n° 15.302, de 10 de agosto de 2.004, que instituiu a carreira de Agente de Segurança Socioeducativo. Declaração Universal dos Direitos Humanos/ Violação dos Direitos Humanos, Lei n° 9.455 de 07 de abril de 1.997 (Lei da Tortura).
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Grupos sociais e Socialização: Interação e desenvolvimento humano. Valores, crenças, normas, símbolos. Desigualdades: classe, etnia e gênero. Preconceito e discriminação. Exclusão e inclusão. Desigualdade social e pobreza. A globalização do crime e a violência. Direitos humanos. Adolescência e puberdade: aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Juventude e violência no Brasil. Estado e Políticas Públicas. Juventude e Sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. Adolescência, ato infracional e medida socioeducativa. A educação como um processo de mudança. Diretrizes nacionais do atendimento socioeducativo.